segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MINHA CIDADE MEU AMOR... PARABÉNS CRUZEIRO DO SUL




A cidade, cujo nome foi inspirado na Constelação "Cruzeiro do Sul", surgiu da implementação do decreto de 12 de setembro de 1904, quando o Coronel do Exército Brasileiro Gregório Thaumaturgo de Azevedo instalou a sede provisória do município, em um local denominado "Invencível", na foz do Rio Môa. Teve sua fundação oficializada em 28 de Setembro de 1904, quando a sede do Departamento do Alto Juruá foi transferida para Cruzeiro do Sul. A área escolhida chamava-se "Centro Brasileiro" e foi adquirida do Sr. Antônio Marques de Menezes pelo governo da União. Era localizado à margem esquerda do Barracão Central da Casa de Farinha e algumas barracas isoladas.
Em
17 de Novembro de 1903, o território do Acre, incorporado ao Brasil pelo Tratado de Petrópolis, foi dividido em três departamentos: Alto Juruá, Alto Purus e Alto Acre, todos independentes entre si e diretamente subordinados ao Governo da União. Cada um dos departamentos era administrado por um Intendente - cargo parecido com o de prefeito atual, só que nomeado pelo presidente da República, até 1920.
No dia
28 de setembro de 1904, o Coronel Thaumaturgo, através do Decreto N° 4, autorizava a transferência da sede da Prefeitura para o Seringal Centro Brasileiro, à margem esquerda do Juruá, pois no antigo lugar faltava área suficiente para o desenvolvimento futuro da cidade, além do problema das inundações periódicas, resultantes das enchentes do rio. Na área do Centro Brasileiro, a geografia apresentava muitas colinas (terras livres de inundações), facilitando a implantação da futura cidade de Cruzeiro do Sul, atendendo, ainda, outras considerações de ordem administrativa e comercial. Não se sabe, exatamente, de quem foi a idéia de dar o nome à sede da prefeitura do Alto Juruá de Cruzeiro do Sul, mas a denominação é estabelecida no artigo 2° do Decreto e, com certeza, tem por inspiração a constelação do Cruzeiro do Sul.Ao completar 105 Anos de emancipação política precisamos voltar na história de nosso município para reconher e aclamar antigos heróis. A cidade, cujo nome foi inspirado na Constelação "Cruzeiro do Sul", surgiu da implementação do decreto de
12 de setembro de 1904, quando o Coronel do Exército Brasileiro Gregório Thaumaturgo de Azevedo instalou a sede provisória do município, em um local denominado "Invencível", na foz do Rio Môa. Teve sua fundação oficializada em 28 de Setembro de 1904, quando a sede do Departamento do Alto Juruá foi transferida para Cruzeiro do Sul. A área escolhida chamava-se "Centro Brasileiro" e foi adquirida do Sr. Antônio Marques de Menezes pelo governo da União. Era localizado à margem esquerda do Barracão Central da Casa de Farinha e algumas barracas isoladas.
Em
17 de Novembro de 1903, o território do Acre, incorporado ao Brasil pelo Tratado de Petrópolis, foi dividido em três departamentos: Alto Juruá, Alto Purus e Alto Acre, todos independentes entre si e diretamente subordinados ao Governo da União. Cada um dos departamentos era administrado por um Intendente - cargo parecido com o de prefeito atual, só que nomeado pelo presidente da República, até 1920.
No dia
28 de setembro de 1904, o Coronel Thaumaturgo, através do Decreto N° 4, autorizava a transferência da sede da Prefeitura para o Seringal Centro Brasileiro, à margem esquerda do Juruá, pois no antigo lugar faltava área suficiente para o desenvolvimento futuro da cidade, além do problema das inundações periódicas, resultantes das enchentes do rio. Na área do Centro Brasileiro, a geografia apresentava muitas colinas (terras livres de inundações), facilitando a implantação da futura cidade de Cruzeiro do Sul, atendendo, ainda, outras considerações de ordem administrativa e comercial. Não se sabe, exatamente, de quem foi a idéia de dar o nome à sede da prefeitura do Alto Juruá de Cruzeiro do Sul, mas a denominação é estabelecida no artigo 2° do Decreto e, com certeza, tem por inspiração a constelação do Cruzeiro do Sul.


E "No regaço da selva assombrosa" vimos "Uma bela cidade ruidosa" surgir para acolher um povo batalhador que não se cansa de lutar por dias melhores em busca do "O lampejo do sol do progresso".


Nesta data especial quero agradecer aos cruzeirenses por terem me acolhido com tanto amor e carinho. Desejo a vocês o que o hino de nossa cidade ilustra tão bem, "Deus semeia cascata de flores, E abençoa o Cruzeiro do Sul".


PARABÉNS POVO DE CRUZEIRO DO SUL!!!


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

BR 364 - UM SONHO...




Os nossos bravos guerreiros da fiscalização da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul estiveram na BR 364 até o Liberdade. O que viram, placas e mais placas com os dizeres, obras do Governo Federal, tantos milhões. Da Variante até o Liberdade mais de duzentos milhões, agora, veja só amigo, esse dinheiro é só pra recapiar o serviço mau feito dos anos anteriores. Os nosso fiscais foram fiscalizar e notificaram as empreiteiras à pagarem o ISS para a Prefeitura. Na visita dos mesmos o que viram foi um serviço que jamais será feito este ano, só para o próximo ano onde ocorrerão as eleições para elegerem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador. E o que esperamos é que seja alguém preparado o bastante pra tirar das mãos desses corruptos do nosso querido Estado do Acre. Peço aos nossos queridos eleitores que pensem bem antes de votar, pois a sua decisão depende muito da sorte dos seus filhos e netos. Sou sonhador, mas nos meus sonhos vejo o Acre bem melhor que hoje, sem esses malandrões dos Ptralhas. Só Prefeitos desta famigerada sigla já foram cassados 5, o último não preciso dizer, todos sabem e me recuso citar o nome deste canalha.

domingo, 13 de setembro de 2009

MARINA SILVA DIZ TER ASPIRAÇÃO DE CHEGAR AO 2º TURNO




A senadora Marina Silva (PV-AC) falou diário espanhol El Pais. Falou de sua candidatura ainda no condicional. Mas revelou-se uma presidenciável ambiosa.
A certa altura, o repórter perguntou a Marina: num hipotético segundo turno, votaria na condidata de Lula ou no rival do PSDB?
E Marina: "Não posso falar como candidata, mas acredito que o debate deve ser sobre ideias e que deve prevalecer a ética...”
“...[...] Do ponto de vista político, creio que, se eu me candidatar, será com a aspiração de chegar ao segundo turno".
Marina fez troça da avaliação atribuída a Lula –a de que ela iria à disputa presidencial como “candidata de uma nota só”. A nota da defesa do meio-ambiente.
Entre risos, a senadora diz que Lula "está sendo generoso porque me oferece um dos lemas de sua própria campanha, que era, esse sim, de uma nota só: ‘Lula-lá’.”
Manteria a política econômica do governo Lula? Ao responder, Marina recuou no tempo, para reconhecer méritos que atribui a FHC, o antecessor de Lula.
“Os processos são cumulativos”, disse ela. “Não existe espaço para processos niilistas em relação ao já conquistado...”
“...Existe um reconhecimento de que, nos últimos 16 anos, o Brasil conseguiu o equilíbrio fiscal e a estabilização da moeda...”
Tudo isso “...junto com a grande inovação introduzida por Lula, que foi a questão da distribuição de renda. Tudo isso deve ser preservado”.
Segundo Marina, pode-se “melhorar” sem destruir “tudo o que foi conquistado nos últimos 16 anos”.
E quanto à Amazônia? “Não é um santuário inviolável”, disse a futura candidata. Defende a combinação do desenvolvimento com a preservação ambiental.
"O problema de assumir a economia sustentável como estratégia é algo complicado e não existe até hoje em lugar nenhum do mundo...”
“...Nenhum partido assume completamente. O que eu e o Partido Verde estamos fazendo é inovador e não podemos satanizar os outros por não o terem feito ainda".
O discurso, como se vê, já é de candidata. Só falta ajustar o tônus. Em algum momento a senadora terá de se opor a alguém.
Não se chega ao segundo turno com esse discurso água-com-açúcar.
Escrito por Josias de Souza.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bocalon... um fio de esperança para Acre?


Hoje o futuro Governador do Estado do Acre Tião Bocalon (PSDB AC) me concedeu uma bela entrevista. Falou de sua gestão em Acrelândia por três mandatos e como administrar bem com poucos recursos e ser honesto com o povo. A tônica da entrevista é quando ele fala direto para os jovens, "acordem vocês vão pagar as dívidas que esse governo da florestania contraíram durante essa década de governo". Bocalon ressalta que seu governo será mais humano, no sentido de dar zelo ao meio ambiente, mas tendo como prioridade o povo de maneira geral, gerando mais empregos e renda para todos. Falou também que dinheiro não cai do céu e sim do esforço e trabalho de cada um e que nenhum empresário de fora vem investir no Acre com medo da ditadura imposta pelo governo que aí está. Bem amigos, a entrevista foi longa e o que senti do futuro Governador Tião Bocalon é que ele está determinado em ser um gestor por excelência para todo o nosso querido Acre. E eu como todo o povo de nosso estado estamos esperando por dias melhores....

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

RACHA NO PT ACRIANO...SENADORA MARINA SILVA DETONA VIANINHAS


Por mais de trinta anos a ex-seringueira Marina Silva foi do PT. Junto com ela talvez a sua ideologia se esvairou, pois com certeza no pensamento dela o PT já era. Bem amigos, se vocês perguntarem para alguns gatos pingados de Petistas do Juruá, -logo eles ! - já pensam em deixar a sigla para seguir a famosa seringueira. Hoje resolvi dizer-lhes que sou até admirador dela, só não entendo porque demorou tanto tempo para essa decisão. Os vianinhas não tem nada à ver com ela. Amigo, só resta agora o binhozinho seguir o barco do PV, acho que ele vai !!! o ex-hippie que hoje é governador não vai querer bancar a campanha dos vianinhas, espero que não. Portanto caro amigo, vamos que vamos, vamos, vamos.... chega de PT no Acre, pode ser PV,PMDB,PSDB por aí a fora. Ahh !! quero ressaltar que Marina Silva ainda é Senadora !