segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MINHA CIDADE MEU AMOR... PARABÉNS CRUZEIRO DO SUL




A cidade, cujo nome foi inspirado na Constelação "Cruzeiro do Sul", surgiu da implementação do decreto de 12 de setembro de 1904, quando o Coronel do Exército Brasileiro Gregório Thaumaturgo de Azevedo instalou a sede provisória do município, em um local denominado "Invencível", na foz do Rio Môa. Teve sua fundação oficializada em 28 de Setembro de 1904, quando a sede do Departamento do Alto Juruá foi transferida para Cruzeiro do Sul. A área escolhida chamava-se "Centro Brasileiro" e foi adquirida do Sr. Antônio Marques de Menezes pelo governo da União. Era localizado à margem esquerda do Barracão Central da Casa de Farinha e algumas barracas isoladas.
Em
17 de Novembro de 1903, o território do Acre, incorporado ao Brasil pelo Tratado de Petrópolis, foi dividido em três departamentos: Alto Juruá, Alto Purus e Alto Acre, todos independentes entre si e diretamente subordinados ao Governo da União. Cada um dos departamentos era administrado por um Intendente - cargo parecido com o de prefeito atual, só que nomeado pelo presidente da República, até 1920.
No dia
28 de setembro de 1904, o Coronel Thaumaturgo, através do Decreto N° 4, autorizava a transferência da sede da Prefeitura para o Seringal Centro Brasileiro, à margem esquerda do Juruá, pois no antigo lugar faltava área suficiente para o desenvolvimento futuro da cidade, além do problema das inundações periódicas, resultantes das enchentes do rio. Na área do Centro Brasileiro, a geografia apresentava muitas colinas (terras livres de inundações), facilitando a implantação da futura cidade de Cruzeiro do Sul, atendendo, ainda, outras considerações de ordem administrativa e comercial. Não se sabe, exatamente, de quem foi a idéia de dar o nome à sede da prefeitura do Alto Juruá de Cruzeiro do Sul, mas a denominação é estabelecida no artigo 2° do Decreto e, com certeza, tem por inspiração a constelação do Cruzeiro do Sul.Ao completar 105 Anos de emancipação política precisamos voltar na história de nosso município para reconher e aclamar antigos heróis. A cidade, cujo nome foi inspirado na Constelação "Cruzeiro do Sul", surgiu da implementação do decreto de
12 de setembro de 1904, quando o Coronel do Exército Brasileiro Gregório Thaumaturgo de Azevedo instalou a sede provisória do município, em um local denominado "Invencível", na foz do Rio Môa. Teve sua fundação oficializada em 28 de Setembro de 1904, quando a sede do Departamento do Alto Juruá foi transferida para Cruzeiro do Sul. A área escolhida chamava-se "Centro Brasileiro" e foi adquirida do Sr. Antônio Marques de Menezes pelo governo da União. Era localizado à margem esquerda do Barracão Central da Casa de Farinha e algumas barracas isoladas.
Em
17 de Novembro de 1903, o território do Acre, incorporado ao Brasil pelo Tratado de Petrópolis, foi dividido em três departamentos: Alto Juruá, Alto Purus e Alto Acre, todos independentes entre si e diretamente subordinados ao Governo da União. Cada um dos departamentos era administrado por um Intendente - cargo parecido com o de prefeito atual, só que nomeado pelo presidente da República, até 1920.
No dia
28 de setembro de 1904, o Coronel Thaumaturgo, através do Decreto N° 4, autorizava a transferência da sede da Prefeitura para o Seringal Centro Brasileiro, à margem esquerda do Juruá, pois no antigo lugar faltava área suficiente para o desenvolvimento futuro da cidade, além do problema das inundações periódicas, resultantes das enchentes do rio. Na área do Centro Brasileiro, a geografia apresentava muitas colinas (terras livres de inundações), facilitando a implantação da futura cidade de Cruzeiro do Sul, atendendo, ainda, outras considerações de ordem administrativa e comercial. Não se sabe, exatamente, de quem foi a idéia de dar o nome à sede da prefeitura do Alto Juruá de Cruzeiro do Sul, mas a denominação é estabelecida no artigo 2° do Decreto e, com certeza, tem por inspiração a constelação do Cruzeiro do Sul.


E "No regaço da selva assombrosa" vimos "Uma bela cidade ruidosa" surgir para acolher um povo batalhador que não se cansa de lutar por dias melhores em busca do "O lampejo do sol do progresso".


Nesta data especial quero agradecer aos cruzeirenses por terem me acolhido com tanto amor e carinho. Desejo a vocês o que o hino de nossa cidade ilustra tão bem, "Deus semeia cascata de flores, E abençoa o Cruzeiro do Sul".


PARABÉNS POVO DE CRUZEIRO DO SUL!!!


5 comentários:

  1. Seja bem vindo Edson de Paulla a nossa cidade. Nós te acolhemos de coração! Aqui quem come mandi e bebe a água do Juruá não esquece jamais.

    ResponderExcluir
  2. Edson de Paula o meu desejo é vê-lo na Câmara dos Vereadores de Cruzeiro do Sul, pra mostrar pra esses políticos que aqui mora um goiano arretedo e que vai lutar para fazer a diferença e trazer condições para dias melhores pra todos nós.

    ResponderExcluir
  3. O Edson de Paulla é o melhor jornalista que já pisou nesta cidade.Pelos menos é o único que não vi que até agora não puxar o saco dos poderosos.
    quem não se lembra daquele jornalista que trabalhava na rádio dos camelis que puxava um saco enorme do pt?
    Continue assim bravo Edson !!!!!

    ResponderExcluir
  4. ei quero fazer um comentário; como não puxa saco dos poderosos? quem disse que vagner sales nao é poderoso? quero ver ele fazer uma crítica se quer a essa administração. Aí sim o gabo.

    ResponderExcluir
  5. caro amigo anônimo posso falar tudo que vc quizer, mas é preciso ter provas, portanto se vc tem algo que Vagner faz de errado conte pra mim. Se for verdade pode ter certeza que eu faço uma bela matéria. Agora do pessoal do PT eu posso falar por exemplo da lavagem de dinheiro com a BR 364. Usando Empresas como Colorado e Contrumil só daqui até o liberdade.

    ResponderExcluir